Manifestantes fazem ato na Zona Sul do Rio pela legalização do aborto

Publicado em: 29 setembro 2014 ás 11:08:39

No mesmo dia em que a jovem Jandira Magdalena dos Santos, de 27 anos, foi enterrada no Subúrbio do Rio, manifestantes se preparam para começar um ato na Zona Sul da cidade pela legalização do aborto.

“As mulheres vêm morrendo constantemente. Mulheres pobres, principalmente, porquê as ricas têm acesso (a clínicas.) Queremos a descriminalização do aborto para que elas não sejam presas. As mulheres têm direito de não serem mães”, afirmou Isabella Medeiros, representante do coletivo Feministas Combativas.

As manifestantes se concentram na Avenida Atlântica, na altura do Posto 6, em Copacabana, onde confeccionam cartazes para dar início ao ato. A convocação para o ato foi feita pelas redes sociais, onde representantes do movimento afirmam que “Lutar pela legalização do aborto é lutar pela saúde da mulher”. O objetivo do ato é tornar o aborto legal, seguro e gratuito.

O grupo formado basicamente por jovens seguiu pela pista junto ao calçadão cantando: “neste dia se escuta um só grito: aborto legal, seguro e gratuito”. Ou ainda: legaliza, o corpo é nosso, é nossa escolha, é pela vida das mulheres”.

Neste domingo, outros atos também são realizados nas cidades de Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). No início desta tarde o corpo da jovem Jandira Magdalena foi enterrado no Rio. Ela saiu de casa no dia 26 de agosto para fazer um aborto em uma clínica clandestina e não voltou mais. O corpo da jovem foi encontrado no dia 28 dentro de um carro carbonizado em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade. A polícia investiga o caso.

Fonte: G1