Imagens aéreas mostram devastação causada pelo fogo em Petrópolis, RJ Publicado em: 20 outubro 2014 ás 12:33:11
Imagens aéreas, cedidas pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), mostram a devastação causada pela queimada na área da reserva que fica em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. O vídeo mostra as chamas no topo das montanhas e, em outras partes, a cor cinza predomina em meio a Mata Atlântica. Só no Parnaso, a área destruída passou de 1.330 hectares, no sábado (18), para 1.550 hectares neste domingo (19), correspondente a 15,5 km².
A chuva que atingiu a Região Serrana na madrugada desta segunda-feira (20) ajudou a minimizar os incêndios em Petrópolis, após 12 dias de chamas em diferentes bairros da cidade. Segundo o Ibama, um novo sobrevoo será feito na manhã desta segunda-feira (20) para verificar se os focos foram extintos no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Combate no fim de semana
Durante o final de semana, duas aeronaves, do Exército e do Ibama, chegaram a Petrópolis e Teresópolispara auxiliar no trabalho dos bombeiros e brigadistas que atuavam por terra.
“Estamos com todo o apoio que precisamos. Mas a natureza não está a nosso favor, devido às chamas, o terreno é muito ingrime e o trabalho por terra fica difícil. Em 30 anos de bombeiro nunca vi uma operação com oferta tão tão grande de equipamentos e meios pessoais”, disse Roberto Robadey, comandante de área do Corpo de Bombeiros na Região Serrana.
A preocupação era que o fogo começasse a avançar para uma área conhecida como Vale da Morte, no município de Guapimirim, onde vive o Macaco Muriqui, o maior primata das Américas, ameaçado de extinção. Além disso, neste final de semana um balão foi apreendido em Teresópolis e levado para a 110ª Delegacia de Polícia da cidade para ser investigada a autoria da soltura, já que normalmente os balões trazem inscrições que identificam grupos de baloeiros.
Fonte: G1