Igrejas oferecem cultos bilíngues para receber haitianos em SP

Publicado em: 11 maio 2015 ás 11:54:16

O bairro do Glicério, região Central de São Paulo, tem recebido centenas de haitianos que chegam em busca de trabalho. Por conta desses novos imigrantes, as igrejas cristãs da região começaram a oferecer celebrações bilíngues, para que esses novos fiéis possam participar.

Os cultos na Igreja Assembleia de Deus do bairro o culto é celebrado em francês, já que das 70 pessoas que participam da reunião, apenas três brasileiros e um missionário africano, todos os outros membros são haitianos.

A poucos metros outra igreja bilíngue recebe os haitianos, dessa vez é a Igreja Batista Bethlehem. Para falar com esses novos frequentadores, o pastor Luciano Gomes aprendeu a falar francês e creole, duas línguas oficiais no Haiti.

Já na Igreja Nossa Senhora da Paz os haitianos encontram a Missão Paz, um ministério que oferece não apenas apoio espiritual, mas também social.

Os voluntários recebem os haitianos que chegam a São Paulo e prestam serviços como ajudá-los a encontrar emprego.

Muitos dos que chegam a capital paulista estão vindos do Sul onde a escassez de emprego tem feito com que eles busquem outras cidades. Os empresários paulistas vão até a Missão Paz para recrutar mão de obra e assim os haitianos vão se estabelecendo na cidade. Com informações Folha de SP