Garis demitidos espalham lixo pelas ruas de Itaguaí, no Rj Publicado em: 13 maio 2015 ás 09:50:28
Funcionários demitidos da empresa Tristar, responsável pela coleta de lixo em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio, fizeram uma manifestação em frente à empresa nesta terça-feira (12). Imagens obtidas pelo RJTV mostram os garis chutando e espalhando lixo pela principal rua de comércio da cidade. Em outra gravação, um homem chuta uma lixeira, outro derrama o lixo na esquina.
Com a rua completamente tomada pela sujeira, os carros tinham que desviar, enquanto pessoas e ciclistas passavam pelo meio do lixo. A coleta de lixo está paralisada desde a quarta-feira (6) e servidores do município e moradores estão fazendo mutirões para limpar a cidade.
A prefeitura suspendeu o pagamento da Tristar há dois meses por suspeitas de irregularidades. A previsão da prefeitura é que até o fim da semana uma nova empresa assuma, emergencialmente, o serviço de limpeza
O contrato com a empresa foi feito na administração do ex-prefeito Luciano Mota, afastado após denúncias de corrupção.
Como o RJTV mostrou com exclusividade, na época um dos sócios da Tristar era um laranja. Uma Ferrari usada pelo ex-prefeito foi faturada no nome desse sócio.
“Instituímos a partir do dia 1º de abril de 2015 uma comissão de apuração extraordinária. A Lei de Licitações prevê que contratado não pode interromper o serviço até que as apurações sejam feitas. Foi interrompida ilegalmente. Nós ajuizamos uma ação pleiteando que o serviço não fosse interrompido, obtivemos a liminar e a liminar vem sendo descumprida”, disse o procurador-geral do município, Ricardo Bailly.
Na sede da Tristar, em Itaguaí, nenhum responsável pela empresa foi encontrado para falar sobre o assunto.
Fonte: G1