“…existem pessoas que estão há 38 anos doentes na igreja”

Publicado em: 23 maio 2017 ás 15:31:22

Disparou o pastor Adriano Teixeira durante ministração emocionante no encerramento do 5º Congresso UMCADESC

 

 

Por Monique Suriano

A última noite do Congresso da União Masculina da Catedral das Assembleias de Deus em Santa Cruz (UMCADESC), no dia 21 de maio, iniciou ao som do Ministério de Louvor CADESC com os hinos “Plano Perfeito” e “Deus Pode”. Em seguida, o coral da UMCADESC cantou “Mar da Galileia” com muita animação. A cantora Evelyn de Paula também ministrou com o louvor “Eu Cuido de Ti” e atraiu a presença de Deus de forma gloriosa. “Eu lembro que esse congresso começou pequeno, mas vocês estão crescendo e isso mostra a nossa união. É nessa união que Deus vai fazendo o nosso trabalho crescer, é nessa união que nós vamos ganhar almas para o reino do Senhor, é nessa união que Deus vai abençoando, curando e batizando. Que Deus abençoe a vida de vocês!”, disse a presidente da CIBESC, pastora Ediná Teixeira.

Foi o primeiro vice-presidente da CADESC, pastor Adriano Teixeira, o encarregado de ministrar a Palavra de Deus no encerramento da festa. “Eu fui criado nesta igreja e para mim é um privilégio enorme ministrar hoje neste congresso. Eu estou realmente muito surpreso com o crescimento de vocês desde 2012. Que Deus abençoe a cada um de forma extraordinária”, disse o pastor Adriano Teixeira ao assumir a tribuna muito emocionado. Ele ainda cantou um trecho da música “Deus Proverá” antes de ler em Atos 9.15 e João 5.1-6. “Paulo era um homem que respirava ameaça e morte. Respirar é um mecanismo básico do corpo para a sobrevivência, isso significa que Paulo sobrevivia pensando em ameaça e morte; acordava pensando em ameaça e morte; dormia pensando em ameaça e morte; comia pensando em ameaça e morte. Paulo era muito bom naquilo que fazia, ele era muito zeloso na lei de Deus, mas não conhecia a Cristo. A Bíblia nos relata que quando Paulo está a caminho de Damasco, bem próximo da entrada da cidade, aquele homem teve um encontro muito especial. Um encontro que eu e você já tivemos um dia”, disse.

O pastor Adriano arrancou muitos brados de vitória dos irmãos ao falar sobre as escolhas da vida. “E naquele momento caído ao chão, ele ouve uma voz inconfundível, que todos nós temos o privilégio de ouvir. O interessante é que foi um homem que respirava ameaça e morte quem ouviu a voz do Senhor. E isso mostra como Deus não está limitado somente a nós evangélicos. Enquanto você está aqui adorando a Deus, Ele está resgatando quem está lá fora da sua família. Tem muita gente ruim lá fora, mas Deus está ouvindo o nosso clamor aqui dentro. Paulo confiava muito nele mesmo, e eu acredito que foi naquele encontro, quando ficou cego, que ele reconheceu a sua pequenez. Eu quero falar sobre escolha nesta noite. Todos nós lidamos com escolhas todos os dias. No trabalho, em casa, na faculdade, na escola, você é obrigado a escolher. E a Bíblia diz que Paulo era um vaso escolhido. A nossa alma é a central das nossas emoções, ela é a responsável pela maior parte das nossas escolhas. Deus escolheu a Paulo, porque sabia quem ele seria. Talvez as pessoas não consigam te enxergar com o propósito para o qual você foi criado, mas Jesus te molda como um vaso de barro. Deus escolheu você meu irmão!”, afirmou o vice-presidente. “Suas escolhas refletem o seu destino, para onde você vai. As suas escolhas irão te acompanhar. Você é responsável pelas suas escolhas, mas Deus é responsável por escolher você”, completou.

Durante a pregação, o pastor Adriano fez um paralelo com o texto do capítulo 5 de João, que fala sobre o paralítico no Tanque de Betesda. “No Tanque de Betesda só tinha gente ruim. Coxo, manco, cego, surdo, com câncer, com todo tipo de doença. E quando Jesus entra lá, ele vê um homem que há 38 anos sofria de uma enfermidade e faz só uma pergunta: ‘queres ficar são?’. Imagina alguém há 38 anos paralítico, sofrendo da mesma enfermidade, há 38 anos parado no mesmo local, estagnado. Isso me faz pensar como existem pessoas que estão há 38 anos doentes na igreja. Pessoas que frequentam a igreja há 38 anos, mas que nunca se encontraram com o Salvador. Há quanto tempo você reclama do seu salário, mas nunca fez um curso de especialização para mudar de cargo; você está paralítico no seu emprego. Tem muito paralítico também dentro de casa. Eu tenho uma professora de direito penal que falou o seguinte: uma atitude que dá 70% de chance a menos do seu filho se tornar um marginal na rua é você jantar com ele à mesa todos os dias. Mas sabe o que acontece hoje? Cada um come num canto da casa com tablet ou celular na mão. Depois não adianta reclamar. Você é homem, entenda quem você é dentro de casa, assuma a liderança lá. Deus te escolheu para ser o sacerdote da sua casa!”, orientou o pastor Adriano.

Ele terminou a pregação desmistificando a lenda sobre o Tanque de Betesda. “Aquele tanque deveria ser uma loucura, quando alguém gritava que o anjo estava descendo, você não acha? O lugar era grande e tinha mais de três mil pessoas doentes correndo, competindo, tentando se jogar lá dentro. Entenda que Deus nunca vai trabalhar no meio da confusão. Tudo o que Deus fizer no meio da igreja é perfeito. Esse tanque é um tanque de mentira, é um mito, uma lenda”, explicou. “Mas o evangelho de Cristo é transformador, ele transforma a nossa vida, muda o nosso jeito de pensar, o nosso jeito de agir. De acordo com os psicanalistas, Paulo tinha traços de psicopatia. Como pode um cara desse perfil se tornar um dos maiores evangelistas? Como pode alguém como eu e você, que vivia lá fora vivendo uma vida de desgraça estar aqui hoje? Deus olhou para a gente e nos resgatou. Nós somos a responsabilidade da escolha de Deus. Olha para a sua mão: o que você já fez de tão bom na sua vida para que Deus te merecesse? Pensa em quantas coisas você já fez que ofenderam a santidade de Deus, e mesmo assim Ele está aqui hoje de braços abertos para te amar”, encerrou o pastor, seguido de uma oração que envolveu toda a igreja e fechou o Congresso da UMCADESC com chave de ouro.