#Éverdade: tubarão foi capturado no mar do Recreio, no Rio, assim como em 2008

Publicado em: 15 julho 2015 ás 13:36:20

 

As imagens de um enorme tubarão na praia do Recreio dos Bandeirantes, publicadas em vários perfis e grupos de redes sociais nesta segunda-feira, são verdadeiras. O animal, de fato, foi encontrado no mar do bairro da Zona Oeste do Rio por pescadores que trabalhavam no local, na manhã do domingo.

Ao contrário do que foi publicado inicialmente pelo EXTRA, o peixe não é o mesmo que aparece em imagens de uma apreensão parecida, que aconteceu em 2008, na mesma praia. A informação inicial do Corpo de Bombeiros de que não havia tido nenhum tubarão foi corrigida e a presença do animal na praia foi confirmada posteriormente pelo Grupamento Marítimo e por funcionários da Peixaria Jorge Caburé, onde o animal foi exposto.

Tubarão foi capturado na orla do Recreio
Tubarão foi capturado na orla do Recreio Foto: Reprodução / Facebook

As fotos que viralizaram em grupos de redes sociais são parecidas com as imagens da apreensão de cinco anos atrás, por isso a confusão. De acordo com funcionários da peixaria, o animal se prendeu à rede dos pescadores e não escapou com vida. Com a ajuda de agentes do Grupamento Marítimo, o tubarão foi retirado da água e levado até a beira da praia, onde virou atração de pessoas que passavam pelo local e decidiram tirar foto com o animal.

De acordo com Ulisses Gomes, professor de Zoologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o tubarão é da espécie Carcharias taurus, mais conhecida como “mangona”. Segundo o especialista, a espécie costuma fazer migrações temporárias na costa brasileira com a finalidade de reprodução, e que, ao longo do primeiro semestre, principalmente no mês de maio, é muito comum encontrá-la por aqui.

– As fêmeas, possivelmente, são fecundadas no sul do país, ou mesmo em águas uruguaias e argentinas, e migram para o sudeste do Brasil para dar à luz. Nesse período, as fêmeas nadam mais perto da costa para conseguir alimentos antes de ter os filhotes. Por conta disso, são capturadas com mais facilidade, mas a espécie não deve ser pescada em nosso litoral – explica o professor, destacando que, em 2003, uma fêmea dessa espécie foi capturada na Praia da Joatinga e morta a pauladas por banhistas.

Apesar da aparência assustadora, Gomes explica que a espécie só se alimenta de peixes e que as chances de atacar um banhista são praticamente nulas.

– Teoricamente não é uma espécie perigosa ou agressiva. Não é de sua natureza atacar. Não há praticamente chance nenhuma de isso ocorrer – diz o professor, alertando, no entanto, para o banhista sair da água quando vir um tubarão, pois as vibrações atraem o peixe, que pode ser de uma espécie perigosa.

O animal virou atração para moradores curiosos, que queriam uma foto
O animal virou atração para moradores curiosos, que queriam uma foto Foto: Reprodução / Facebook
O peixe capturado ficou exposto na peixaria
O peixe capturado ficou exposto na peixaria Foto: Reprodução /

Fonte: Extra