Barca tem problema técnico e bate em mureta no Rio

Publicado em: 15 julho 2015 ás 13:48:15

Embarcação transportava cerca de 900 pessoas.
Quinze pessoas ficaram feridas, disseram os bombeiros.

A barca Boa Viagem, que saiu às 9h de Niterói com destino ao Rio, bateu em uma mureta da Praça XV após apresentar um problema técnico durante sua atracação nesta quarta-feira (15). Quinze pessoas ficaram feridas, segundo o Corpo de Bombeiros. De acordo com a CCR Barcas, concessionária que administra o transporte, a embarcação transportava cerca de 900 pessoas.(Veja no vídeo abaixo o momento em que os passageiros começaram a deixar a embarcação).

Bombeiros do quartel Central e dos Grupamentos Marítimo e de Operações Aéreas foram acionados. “Nós encontramos esse cenário e graças a Deus tivemos apenas feridos leves que já estão sendo encaminhadas para os hospitais. Nós recebemos o acionamento através do telefone 193 e viemos de Botafogo por terra e por mar com três embarcações”, afirmou o major Marcos Carlos, que fez o socorro das vítimas.

Alguns passageiros afirmaram, em redes sociais, que o susto foi grande e que não foram avisados pela equipe de bordo. De acordo com eles, as pessoas tiveram que sair pelo mesmo lado onde houve a colisão.

Ainda segundo a CCR Barcas, um plano de contingência foi acionado e  todos os usuários atendidos. A ocorrência não impactou na operação do transporte e as demais viagens seguem conforme programadas, com intervalos regulares.

Em nota, a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) informou que abriu um boletim de ocorrência para apurar as circunstâncias do acidente. Os técnicos da agência reguladora que estavam na estação já iniciaram o trabalho de apuração das causas da colisão.

Ainda segundo o órgão, o atendimento prestado aos usuários pela CCR Barcas também vai ser avaliado. A concessionária pode ser multada.

De acordo com a CCR Barcas, um plano de contingência foi acionado e  todos os usuários atendidos. A ocorrência não impactou na operação do transporte e as demais viagens seguem conforme programadas, com intervalos regulares.

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, enviou uma equipe de fiscalização à Praça XV para verificar as causas do ocorrido.

Barca será aposentada, diz Osório
O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, afirmou que a barca Boa Viagem, envolvida no acidente vai ser retirada de circulação.

“A barca vai ser aposentada. Essa embarcação é da década de 1960, uma barca antiga. Nós já temos duas embarcações novas e essa foi a última viagem da barca Boa Viagem”, afirmou o secretário.

Osório também informou que a causa do acidente foi uma falha mecânica e a concessionária que administra o serviço vai severamente sancionada. “A análise preliminar dos técnicos da agência reguladora apontam que a causa do acidente foi uma falha mecânica no motor reverso, que é aquele motor que é acionado para diminuir a velocidade da embarcação. A perícia vai ser feita pela Agetransp para que nós tenhamos uma conclusão definitiva do laudo e, evidentemente, uma sanção a CCR Barcas. Pode-se dizer que a concessionária falhou porque houve uma falha no equipamento sobre sua responsabilidade com 900 passageiros a bordo e a concessionária será severamente sancionada por isso”, disse ele.

Trânsito ruim
O problema com a barca aconteceu no mesmo dia em que dois acidentes complicaram o trânsito na Ponte Rio-Niterói. O trânsito em Niterói apresentou retenção em diversos pontos. Devido ao congestionamento na ponte, o serviço de barcas aumentou o número de viagens.

Motoristas que utilizaram a ponte nesta quarta (15) enfrentam um dia difícil desde o início da manhã. Um ônibus bateu em um carro que capotou no início da manhã desta quarta-feira (15), na subida do vão central da Ponte Rio-Niterói, no sentido Rio. Como mostrou o Bom Dia Rio, duas ambulâncias e um guincho da Ecoponte estavam no local às 6h10. Duas faixas ficaram interditadas e o motorista do veículo foi encaminhado para o Hospital Souza Aguiar, no Centro.

Às 5h46, a retenção começava nos acessos nas Avenidas Feliciano Sodré, Jansen de Melo e Contorno, em Niterói, e chega até São Gonçalo. Às 9h o tempo de travessia da ponte era de 39 minutos.

De acordo com a concessionária que administra a via, os veículos que se envolveram no acidente foram retirados e as pistas foram liberadas às 6h25, mas os reflexos do trânsito ainda eram grandes.