Missões CADESC visita Tribo Indígena Sapucaia

Publicado em: 21 junho 2016 ás 10:15:15

Grupo de 45 pessoas visita a comunidade indígena localizada em Angra dos Reis para evangelizar e prestar assistência social

 

Por Monique Suriano

No sábado, dia 11 de junho, o departamento de Missões da Catedral das Assembleias de Deus em Santa Cruz (CADESC), presidido pelo pastor José Pedro Teixeira, visitou a Tribo Indígena Sapucaia, em Bracuí, Angra dos Reis. O objetivo foi levar a Palavra de amor e prestar assistência social aos moradores. O grupo liderado pelo coordenador de Missões, diácono Igor Andrade, levou cerca de 700 kg de alimentos e 30 grandes sacos contendo roupas, calçados e brinquedos, que foram arrecadados na igreja para a doação.

O grupo, formado por 45 irmãos da CADESC, partiu de Santa Cruz às 7h. Eles contaram com o apoio do pastor Marcelo Bullé, que já visita os índios há vários anos e colaborou com as instruções sobre o comportamento deles e com a tradução do dialeto.  A viagem de ônibus até o último local de acesso com veículo durou duas horas. Em seguida, eles iniciaram a caminhada de subida por uma trilha de acesso durante mais uma hora. Ao chegar à comunidade indígena, os irmãos da CADESC fizeram um momento de louvor a Deus e oração pela comunidade. Logo em seguida, eles começaram a distribuição dos alimentos e roupas.

Após o momento das doações, cada visitante “adotou” um índio em oração e verificou suas necessidades mais urgentes para providenciar na próxima visita. A jovem Mara conta como “adotou” a indiazinha de 13 anos Marcimeire. “Eu estava conversando com uma amiga e, de repente, se aproximou uma menina e me disse: ‘me adota?’. Fiquei emocionada e surpresa ao mesmo tempo, e na mesma hora adotei Marcimeire”, disse Mara.

O que mais impressionou o diácono Igor Andrade foi ver as crianças que nunca tinham comido maça e uva tentando descascar as frutas. “No momento da entrega das frutas, da pipoca para as crianças e das roupas e alimentos para os pais, presenciamos a necessidade daquele povo. A experiência é marcante. Nós recebemos aqui muito mais do que poderíamos doar”, disse emocionado o diácono Igor Andrade.

Sobre a tribo

A Tribo Sapucaia possui aproximadamente 95 famílias e cerca de 400 crianças, dentre elas muitos bebês. As acomodações da tribo são bem rústicas. As casas são feitas de barro e tábuas cobertas por palha. Eles dormem no chão, e sofrem muito com o frio em época de outono e inverno.  “O frio tem sido muito forte aqui em cima, minha filha de dois anos está precisando muito de agasalhos”, relatou a índia Lucinda.

O cacique da tribo chama-se João e tem 104 anos. Ele se converteu ao evangelho quando tinha 80 anos durante uma visita missionária. Na ocasião, ele foi curado de uma enfermidade. Desde então, prega o evangelho a toda comunidade. Alguns já se converteram, mas muitos continuam distantes de Deus. Atualmente o cacique João está muito debilitado. Os irmãos visitaram sua humilde casa feita de bambu, barro e coberta com palha. No meio do único cômodo havia uma fogueira que já estava se apagando. Ali mesmo deitado no chão, o cacique João recebeu palavras de ânimo e orações.

Como ajudar?

Os interessados em doar alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, roupa de cama, calçados, brinquedos, entre outros, poderão fazer as entregas ao departamento de Missões da CADESC ou entrar em contato pelo  3198 1180. De acordo com o coordenador, o departamento de Missões planeja retornar à Tribo Sapucaia em data próxima ao Dia das Crianças, para um trabalho mais direcionado aos pequeninos.

 

Fotos: Josué da Costa