Comemorações marcam o aniversário de 450 anos do Rio

Publicado em: 2 março 2015 ás 13:17:25

O aniversário da cidade do Rio de Janeiro foi marcado por várias festividades neste domingo (1°). As comemorações começaram cedo, às 7h30, com uma cerimônia cívico-militar realizada na Fortaleza de São João, na Urca, Zona Sul, local onde a cidade foi fundada, em 1565. O prefeito Eduardo Paes compareceu ao evento acompanhado da família e recebeu a chave da cidade das mãos de um ator caracterizado de Estácio de Sá.

“Recebo com emoção esse precioso acervo, que será guardado com o mesmo zelo e orgulho dos nossos antepassados”, agradeceu o prefeito após ser presenteado com a chave simbólica. Após o evento que durou aproximadamente 30 minutos, Paes ressaltou o orgulho de fazer parte da festa do aniversário da cidade. “Eu acho que é uma honra, um prazer muito grande participar desses 450 anos de uma cidade que tem muita história e que faz parte da identidade brasileira”, disse. Durante a solenidade, vinte veleiros, que partiram de Bertioga e refizeram o mesmo percurso feito por Estácio de Sá chegaram ao Forte. Tiros de canhão foram disparados.

Arcebispo recebe as chaves do Rio
Em seguida, uma missa foi realizada na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, e presidida pelo arcebispo da cidade, Dom Orani Tempesta. Antes do início da celebração, o prefeito entregou a chave da cidade para Dom Orani.

Junto com a chave, o arcebispo abençoou as outras três relíquias da cidade do Rio de Janeiro: a imagem de São Sebastião, os restos mortais do fundador da cidade, Estácio de Sá, e a pedra fundamental da fundação. Essa foi a primeira vez que as quatro relíquias estiveram juntas.

O prefeito Eduardo Paes não poupou elogios para a cidade e comentou o que pretende deixar de legado para os próximos 450 anos. “É uma cidade que acolhe bem a todos. O Rio é um pouco essa síntese de um Brasil grande, cheio de mistura. A gente quer continuar representando isso por mais 450 anos. Nós inauguramos aqui uma civilização diferente, com um tempero de alegria e de felicidade que é incomparável”, disse Paes. A missa solene em homenagem ao Rio terminou por volta das 9h40 ao som de “Cidade Maravilhosa”.

Parabéns com bolo de 450 metros 
No final da manhã, um bolo de oito toneladas e 450 metros de extensão — que ia desde a Rua República do Chile até a Uruguaiana — também fez parte das comemorações. O prefeito corou o bolo e deu o primeiro pedaço para o governador Luiz Fernado Pezão, que presenteou Paes com a segunda fatia. A imagem peregrina de São Sebastião foi levada ao local pelo cardeal arcebispo do Rio, que recebeu a terceira fatia do bolo.

Depois das autoridades, o bolo foi distribuído para o público que esperava ansioso pelo pedaço. Quem garantiu uma fatia, afirmou que estava uma delícia, com o gosto do Rio. Uma banda garantiu a animação da festa com músicas famosas que retratavam a cidade.

O governador Luiz Fernando Pezão felicitou a capital fluminense ao chegar a festa. “Eu deixo uma mensagem de esperança e fé ao Rio. Uma cidade que vai sediar as Olimpíadas, que contém o maior canteiro de obras da América do Sul, merece ter mais saúde e paz. Que a gente posso trazer cada vez mais segurança e esperança a esse povo”, disse Pezão.

Nova sede da prefeitura em Oswaldo Cruz
À tarde, o prefeito e o governador inauguraram a nova sede da Prefeitura do Rio neste domingo. O Palácio Rio450 fica no bairro de Oswaldo Cruz, Subúrbio do Rio. O projeto, orçado em R$ 3 milhões, é a terceira sede da prefeitura, além do Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova, e o Palácio da Cidade, em Botafogo.

“Está lindo o meu palácio”, disse o prefeito ao chegar na frente do casarão por volta das 12h10. O palácio fica na Rua Carolina Machado, a poucos metros da casa do falecido sambista Paulo da Portela, ícone do bairro e fundador da escola de samba azul e branca.

Presidente participa de inauguração de túnel
Às 16h, a presidente Dilma Rousseff participou da inauguração do Túnel Rio450, que liga o Centro ao Viaduto do Gasômetro, na Zona Portuária, e é o primeiro subterrâneo do Rio. Em seu discurso, Dilma enfatizou as parcerias entre os governos federal, estadual e municipal e as empresas privadas e também reforçou a importância de unir a cidade. Na plateia, essencialmente políticos e representante do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Olímpico Internacional (COI)

“Acredito que a afirmação da cidade do Rio de Janeiro é algo importantíssimo para todos nós. E nós estamos provando aqui que uma transformação de porte é possível, combinando a parceria público-privada. Aqui combinamos recursos do governo federal, do governo do estado, da prefeitura e da iniciativa privada. Isso é muito importante, porque gera emprego, qualidade de vida e gera melhor mobilidade urbana e melhor ocupação cultural e de lazer de uma cidade”, afirmou.

Cariocas de nascimento ou adoção recebem medalha
No início da noite, a presidente Dilma recebeu a Medalha 1º de Março das mãos do prefeito Eduardo Paes, na cerimônia que encerrou no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, ao som de “Parabéns a você” e “Cidade Maravilhosa”, as comemorações do aniversário de 450 anos do Rio.

A medalha, concedida pela primeira vez, foi criada para ser entregue a cariocas de nascimento ou adoção, escolhidos pelo prefeito. Dilma ressaltou em seu discurso que o Rio pode contar com o governo federal para a realização do Jogos Olímpicos. Elaelogiou o prefeito Eduardo Paes por ter derrubado o Elevado da Perimetral: “As obras de modernização estão transformando a cidade como as que acontecem na região Portuária do Rio”, disse. Pouco antes de a presidente Dilma chegar ao Palácio da Cidade, um grupo de cerca de 20 pessoas protestava contra o governo.

Dilma foi agraciada com a medalha juntamente com outros cariocas, de nascimento ou não, mas representantes da carioquice festejada durante todo este domingo de aniversário da cidade: a dama do Dona Ivone Lara; a dama do teatro Fernanda Montenegro; o Galinho de Quintino, Zico, recebido aos gritos de “Mengo”; o poeta imortal Ferreira Gullar; os três mais antigos servidores da prefeitura em atividade Idalício Manoel de Oliveira Filho, de 87 anos, Moyses Domingos da Costa, de 81, e Gyleno dos Santos, de 77.