“Você precisa ser um obreiro autêntico, capaz de mostrar Cristo sem palavras às pessoas que te ouvem”

Publicado em: 11 abril 2016 ás 16:40:32

Pastor e escritor Eduardo Sampaio dá uma bela aula sobre o comportamento cristão

Por Monique Suriano

Foi pensando no aumento das heresias no meio cristão e na importância do conhecimento bíblico para vencer toda e qualquer doutrina maligna, que a Catedral das Assembleias de Deus em Santa Cruz (CADESC) promoveu a II Escola Bíblica de Obreiros e Membros (EBOM) nos dias 27,28 e 29 de março. O evento coordenado pelo pastor José Pedro Teixeira contou com a presença dos pastores Abner Ferreira, Eduardo Sampaio e Enoque Vieira. O pastor Luiz Guatura, um dos colaboradores do seminário, também esteve presente.

Os palestrantes falaram abertamente sobre assuntos relacionados à conduta do obreiro cristão. A igreja ofereceu aos mais de 1.200 inscritos produtos personalizados como livro didático, caneta, crachá, e certificado de participação. Mais uma vez, o Ministério de Louvor CADESC abrilhantou o evento com belos louvores na abertura das palestras. “Tenho a certeza de que todos nós aprendemos muito com essas palestras. O II EBOM foi bom demais! Ano que vem tem mais”, antecipou o pastor José Pedro Teixeira.

Cheio do Espírito Santo e entoando o hino 394 da Harpa Cristã “A Mão do Arado”, foi que o pastor Eduardo Sampaio abriu a série de palestras na noite de abertura. Ele é mestre em Teologia, terapeuta da família, e autor de diversos livros como Meu Ministério: Chamas ou Cinzas? e Ministro Despenseiro. O pastor leu 1 Tm 4.13, que diz: “Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá”.

“Espero que você tenha vindo para essa escola com espaço no seu vaso para Deus encher. Porque se você estiver cheio demais, certamente não terá espaço para Deus te abastecer de graça e da presença do Senhor Jesus. Se estamos numa escola como essa nós precisamos aplicar a nós três princípios: aprender, desaprender e reaprender”, afirmou o palestrante.  “A laranja só cresce enquanto está verde, depois que ela amadurece só tem mais um passo: apodrecer. Quando o obreiro acha que sabe demais, o próximo passo dele é apodrecer. Nós não podemos parar de crescer nunca. Quando a Bíblia diz apto para ensinar, significa apto para aprender; porque quem não se assenta para aprender, não está apto para ensinar”, completou.

O pastor Eduardo Sampaio aplicou a primeira lição do livro II EBOM, que fala sobre Ética Ministerial. “Ética é aquilo que você faz quando todos te observam, caráter é aquilo que você faz quando ninguém te vê”. A maioria se preocupa com a reputação, poucos se preocupam com o caráter. E o caráter do homem deve ser como uma rocha: imbatível. Perca tudo, mas não perca o caráter; porque se você perder a dignidade, você perdeu tudo. Na minha trajetória ninguém nunca conseguiu me comprar. Eu não tenho nada que foi fruto de uma corrupção, de uma barganha suja. Paga-se muito caro para conservar a dignidade, mas vale a pena”, garantiu.

O pastor também passou pelo texto sagrado onde se lê “Tem cuidado de ti mesmo…” (I Tm 4.16). “O que me preocupa é ver que existem pessoas que querem ser juízes de causas alheias. Cuide da sua vida! Se você cuidar da sua vida, do seu comportamento, do seu caráter, das suas ações, certamente reconhecerá que também precisa da graça de Deus […] Por que as pessoas tem essa dificuldade tão grande em se alegrar com os que se alegram? O problema é que nós não estamos preparados para ver o sucesso do outro. Que nessa noite o Espírito de Deus repreenda da nossa vida o espírito de inveja”, profetizou.

No assunto Sagradas Escrituras, o pastor também foi enfático ao dizer que a maioria das pessoas possui três grandes dificuldades na vida: ouvir, aplicar e praticar a Bíblia. “A Bíblia é espada, martelo e fogo. Mas nós temos a mania de escolher da Bíblia Sagrada àquilo que nos interessa, àquilo que vem ao encontro da nossa conveniência; mensagens que massageiam o ego, que mimam pecado. E hoje está saindo por aí uma safra de pregadores que enchem o bolso de dinheiro com revelações mentirosas. Nós precisamos do evangelho vivo, poderoso, autêntico, que conduz o pecador ao arrependimento”, disse.

Sobre a chamada ministerial, o pastor esclareceu que o obreiro deve entender o ministério como vocação e não como profissão. “Chamada ministerial é quando todas as portas estão escancaradas para você, mas você só enxerga a porta do ministério […] Com escassez ou não, com amigo ou sem amigo: não venda a sua chamada!”, enfatizou. “A fidelidade ministerial exige vida no altar. Eu devo pregar o que eu vivo e viver o que eu prego. O problema é que ser pastor e ter uma credencial hoje em dia virou hobby […] Deus caminha com os nossos pés e ama com o nosso coração. Tudo que você faz glorifica a Deus? Mentira, engano, inveja, murmuração, tudo é pecado. Por que muitos crentes praticam essas coisas?”, indagou o pastor.

O pastor Eduardo Sampaio encerrou a palestra falando incisivamente sobre o novo nascimento. “Hoje em dia existe uma necessidade muito grande de falar em novo nascimento para os obreiros. Tem muito pastor não convertido no ministério. Será que já nasceu de novo? “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17). O novo nascimento impõe uma nova conduta. Seus atos, seu comportamento, suas palavras, sua conduta diz que você nasceu de novo?”, indagou ele. “Novo nascimento não é ser membro de uma igreja, não é ser filho de pastor, não é ser esposa de pastor, não é ter cargo no ministério. Novo nascimento é nascer do Espírito. Você precisa ser um obreiro autêntico, capaz de mostrar Cristo sem palavras às pessoas que te ouvem”, encerrou o pastor Eduardo Sampaio arrancando aplausos dos ouvintes.


Veja as fotos:
Por Luis Fernando Magão