“Vida cristã para mim é você ir melhorando cada dia um pouquinho”

Publicado em: 17 abril 2017 ás 16:50:19

Afirma o pastor Jorge Linhares em sua passagem pela III EBOM

 

Por Monique Suriano

Em sua passagem pela III Escola Bíblica de Obreiros e Membros (EBOM) da Catedral das Assembleias de Deus em Santa Cruz, o pastor e conferencista Jorge Linhares compartilhou experiências que marcaram a série de palestras nos dias 19, 20 e 21 de março. Antes de deixar o Rio de Janeiro, ele foi entrevistado pela equipe de Jornalismo da CADESC e falou mais sobre liderança cristã. Confira.

CADESC: Qual o maior erro de um líder cristão?

Pr. Jorge Linhares: Ele se preocupar em agradar aos outros. O líder cristão deve preocupar-se em agradar a Deus. É a Ele que vamos prestar contas.

CADESC: Como é possível ser um líder santo e equilibrado num mundo corrompido?

Pr. Jorge Linhares: É saber portar-se no meio de pessoas que não são cristãs, mas de uma forma cristã. Deus é um Deus santo, que nos viu sujos, nos lavou com o sangue de Jesus, e depois nos devolveu para este mundo sujo e nos deu o poder de nos manter limpos, se nós quisermos. Então não se contaminar deve ser o nosso alvo. E existem exemplos bíblicos como o de Daniel e José, que floresceram no meio dos ímpios. Em contrapartida, vemos o filho pródigo, que já não estava só no meio dos porcos, mas já tinha a mente de porco, porque ele desejava a comida dos porcos. Então é possível, sim, ser santo num mundo sujo por causa de Jesus.

 CADESC: Ainda no século XXI, muitos evangélicos acreditam que riqueza é coisa do diabo. O cristão pode ser próspero?

Pr. Jorge Linhares: Nem sempre pobreza é sinônimo de humildade. Esse foi o erro da igreja Católica na Idade Média, porque alguns franciscanos, padres, monges viviam na pobreza, e o papa bebia vinho em cálice de ouro. Por isso houveram revoltas, como a de Lutero. Deus é o dono do ouro e da prata, e tem prazer em ver os seus filhos bem. O que Deus não tem prazer é de ver seus filhos perdendo o foco, esbanjando. Mas um bom plano de saúde, uma boa casa, um bom carro, uma boa faculdade, boas roupas, boas férias, isso é o mínimo que podemos ter como filhos de Deus. Tudo o que Jesus podia ter, Ele não teve para que nós tivéssemos; Ele se fez pobre para que nós fôssemos ricos, Ele se fez maldição para que nós fôssemos abençoados. Só que eu vejo que muitos cristãos não aprenderam a ter fartura nem riqueza. Por isso que para serem salvos, eles precisam ser pobres; não sabem viver na posição de liderança. É só pedir assim: ‘Deus, pode me dar riquezas, mas para a tua glória’.  E Ele dá”.

CADESC: Como criar filhos de modo que eles se tornem servos de Deus?

Pr. Jorge Linhares: Sendo o exemplo. Porque a faculdade forma em mestrado, em doutorado, mas igual a família não tem. Nenhuma faculdade forma alguém em caráter, porque o caráter é formado pelo exemplo. Eu sou diretor de um colégio Batista e posso afirmar que a escola é um acessório para a família. A educação secular pode ser um acessório, mas ela nunca vai substituir a família.

 Como conciliar a profissão com o chamado de Deus?

O apóstolo Paulo escreve várias cartas no Novo Testamento, por causa da profissão dele – profissão é aquilo que eu professo prioritariamente. Ele era uma pessoa instruída. Moisés sabia as línguas da época e Deus pôde revelar a ele os primeiros cinco livros da Bíblia. Daniel também era um jovem letrado, instruído. Então, quanto mais você possuir conhecimento, mais Deus abrirá portas para você. Como conciliar isso? Fazendo da profissão uma plataforma para pregar o evangelho. Eu posso ser um engenheiro e pregar a Palavra de Deus. Imagine se eu fosse o dono da GM ou da FIAT, quantos milhões de missionários eu poderia enviar ao campo?

Quais são os principais valores que o cristão deve observar para permanecer na presença de Deus por muito tempo, sem se desviar?

Lendo e praticando a Palavra de Deus. A vida cristã não é você se comparar com os outros, é você buscar a melhoria da sua vida a cada dia. É você ter como base de comparação, não a vida dos outros, mas a sua própria vida. Estabeleça alvos atingíveis como, por exemplo, não chegar atrasado ao culto, tirar o dízimo em primeiro lugar, visitar um asilo, dar uma cesta básica, pelo menos uma vez no ano. Faz alguma coisa atingível, e no próximo ano você melhora, e depois melhora mais. Vida cristã para mim é você ir melhorando cada dia um pouquinho.