TRE muda o endereço de 60 seções eleitorais da Zona Oeste por causa do tráfico

Publicado em: 21 outubro 2014 ás 13:31:59

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) transferiu a votação em cinco escolas dentro da Vila Aliança, em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio, para fora da favela. A decisão foi da juíza da 24ª Zona Eleitoral, Paula Fernandes Machado de Freitas, responsável pela área que compreende a comunidade. Segundo juízes eleitorais ouvidos pelo EXTRA, a medida — que teve o aval do presidente do TRE-RJ, desembargador Bernardo Garcez — foi motivada pela falta de segurança no local e pela presença de traficantes armados, o que demandaria a mobilização de um grande contingente de policiais para fazer o patrulhamento nos colégios.

Ao todo, nas cinco escolas, votam 29.384 eleitores, em 60 seções. Os locais de votação foram transferidos para locais no Centro de Bangu, como a Faculdade Unisuam, o Colégio João Paulo I, a Igreja de São Lourenço e a Escola Municipal Henrique de Magalhães. Na favela, alguns cartazes informam a população sobre a mudança. À tarde, funcionários da 24ª Zona Eleitoral produziam panfletos para serem distribuídos na favela.

— Vi um cartaz dentro de um bar perto da minha casa. Ninguém vota mais dentro da Vila Aliança. Acho certo. A decisão é a prova de que o estado não entra na favela — afirmou um morador, que pediu para não ser identificado.

A decisão levou em consideração reportagem publicada pelo EXTRA em maio, que mostrava homens armados comemorando um gol numa partida de futebol na favela. Durante pelo menos 35 segundos, os homens dão tiros de fuzil para o alto. A cena ocorreu no dia 4 de maio deste ano. No primeiro turno, o transporte de policiais para os locais de votação dentro da favela precisou ser feito com blindados.

Em nota, o TRE-RJ informou que “os novos locais onde as seções eleitorais vão ser instaladas oferecem vantagens de logística, como acesso fácil, melhor estrutura e distribuição racional do aparato de segurança”.
Fonte: Extra