“Se na sua vida existir alguém que você não consiga influenciar, pelo menos se preserve”

Publicado em: 16 setembro 2015 ás 18:09:07

Confira a entrevista que a Equipe de Jornalismo da CADESC fez com a missionária Sheyla Xavier, da Igreja Assembleia de Deus do Mutirão, em Nova Aurora, após sua marcante pregação sobre o “Atleta de Cristo” no 15º Aniversário de Inauguração do Templo e 21º Congresso da CIBESC na Catedral das Assembleias de Deus em Santa Cruz.

 

Como foi sua experiência de conversão Sheyla?

Eu não fui criada em berço evangélico. Apesar de a minha mãe ter passado um bom tempo na igreja, no período da minha infância, ela nunca nos influenciou a acompanhá-la. Conheci Jesus com 18 para 19 anos, através do meu esposo, que é filho de uma dirigente de oração há 80 anos. Na época em que ele me apresentou Jesus nós morávamos juntos. Depois nos casamos e nos batizamos. Com três meses de casados, ele saiu de casa e me abandonou. Mas isso não impediu que eu permanecesse nos caminhos do Senhor, pois eu já tinha uma forte convicção de que não poderia mais viver sem Jesus. Em Jesus eu encontrei tudo aquilo que faltava na minha vida até aquele momento. Nós ficamos sete anos separados, e depois desse tempo Deus restaurou a vida dele e o nosso casamento, até porque havia uma promessa. Desde então nós começamos a caminhar juntos nessa trajetória e hoje temos um ministério para a glória de Deus. Aos poucos, toda minha família está sendo alcançada pela graça de Deus.

 

 

Que conselho você deixa para as mulheres que estão nessa situação em que o marido está fora de casa?

Eu sempre digo que cada experiência é única, mas a primeira coisa que cada mulher que está passando por essa mesma situação precisa entender é a vontade de Deus. A vontade de Deus deve sempre prevalecer, deve estar acima do que a gente pensa, do que a gente acha, do que nós desejaríamos fazer. Quando o Senhor disse para mim que tinha um propósito na minha união com ele, e que uma grande obra seria realizada, eu preferia acreditar no que Deus estava falando comigo. Eu sei que a pressão psicológica é muito forte, sentimento de abandono, a mulher se sente desprezada, inferior… Tudo isso é armadilha do diabo para tirá-la do foco, tirá-la do propósito com Cristo, e assim destruir toda essa capacidade que a mulher tem. É por isso que quem passa por esse processo precisa ocupar a mente. Nesse período em que eu estava afastada dele, eu pedi estratégias a Deus e eu fui para a faculdade, que foi uma porta aberta de escape para minha vida. Então meu conselho é que essa mulher se valorize, restaure os sonhos perdidos, estude, faça um curso, cresça, se envolva com a obra de Deus, participe das orações. Todo esse envolvimento é o que vai fortalecê-la para esperar o dia da promessa.  Se Deus prometeu, Ele é fiel para cumprir! A sua promessa é uma questão de posicionamento. Então a palavra é essa: Levanta, olha para o alto, se cuida, estude, ocupe a sua mente para que as suas forças não sejam minadas.

 

Então você defende o crescimento pessoal e profissional das mulheres de Deus, certo?

Sem dúvida. Eu acredito que as mulheres de Deus precisam ler livros, revistas, jornais, estudar. Como todas as outras, a mulher cristã precisa ter acesso a informação, isso trás crescimento, novas experiências. Quem sabe essa mulher sofrida só precisa abrir uma gaveta e pegar aquele sonho, que talvez os filhos, as dificuldades da vida, o próprio marido não a tenham deixado alcançar, e colocar em prática, realizar.

 

Seu marido ficou fora de casa por sete anos, mas em muitos casos, as mulheres convivem com maridos ímpios dentro de casa, e, às vezes, é uma luta ainda maior.  Como agir nesse caso?

Eu gosto muito do texto de 1 Samuel 25, que fala sobre Abigail. Ela vive com um homem bruto, com um homem duro e insensato. Só que essa convivência não a fez insensata, bruta, com o coração endurecido. O primeiro conselho que eu dou para essa mulher é que ela não se permita ter o seu potencial minado. Eu sempre digo uma regra que eu criei para minha vida: Se na sua vida existir alguém que você não consiga influenciar, pelo menos se preserve. Abigail não podia mudá-lo, mas ela preservou suas emoções, seus propósitos e a confiança em Deus. Deus criou uma situação para revelar a verdadeira potencialidade que ela tinha. Interessante que ela vai resolver um problema que não foi ela quem provocou, mas o problema parou na mão dela porque ela tinha capacidade para resolver. O conselho essencial que eu dou é se preserve, porque tem algo melhor de Deus preparado para você lá na frente. E se você se deixar sucumbir pela influência desse homem difícil, você vai perder o que Deus já preparou.

 

Qual é o segredo para se ter um ministério na Palavra abençoado e frutífero?

É a busca, a obediência, e o compromisso irrestrito. Para não se perder no caminho é preciso depender totalmente do Espírito Santo. É necessário ainda estar debaixo de uma autoridade espiritual e estar devidamente disposto a pagar qualquer preço para cumprir esse chamado. Não permitir que a minha lágrima, a minha dor, a minha luta interfiram naquilo que Deus tem na minha vida. Nem sempre a gente vem pregar com estado físico bom, com a benção na vida. Às vezes, a gente está em momento de guerra, com problema com o filho, com alguma dificuldade normal no relacionamento conjugal, com dificuldade financeira… Só que a gente precisa entender que nós estamos compromissadas com Deus, então nada disso pode anular ou impedir que essa obra aconteça. Além disso, precisamos ser compromissados com o povo também. Cada vez que se senta para preparar uma mensagem, você tem que ter essa humildade de pedir ao Espírito Santo o discernimento do que aquele povo precisa ouvir. Meu conselho para as pessoas que tem essa chamada na Palavra de Deus é: cai dentro da Palavra, junta revista de Escola Dominical se você não puder pagar um seminário, anote as pregações, as informações do culto de doutrina, invista no seu ministério, compre livros, e vai para o joelho. No momento certo as portas vão se abrindo diante de você. Tenha prazer de pregar para dois e pregar para mil, que Deus vai te honrando.

 

Qual sua opinião sobre a CADESC?

A primeira vez que eu vim aqui fique muito impactada com o tamanho da igreja. É uma igreja em que ouve crescimento, mas que a glória de Deus não se foi. A glória de Deus está presente, a gente sente Deus aqui. A postura dos obreiros é algo que ficou muito marcado para mim. A maneira que os obreiros se posicionam, a maneira como o povo recebe a Palavra, em fim, o clima da igreja é muito espiritual. Uma palavra que fala tudo nesse lugar é excelência: adoração em excelência, serviço em excelência, obra em excelência. Eu amo a minha igreja, mas se um dia Deus me direcionasse para cá, seria um enorme prazer.