Rio anuncia alteração em 89 linhas de ônibus que passam pelo Centro

Publicado em: 29 outubro 2014 ás 12:41:13

O secretário municipal de transportes do Rio de Janeiro, Alexandre Sansão, e o coordenador regional de transportes da SMTR, Marcelo Estillac, anunciaram em uma entrevista coletiva concedida na tarde desta terça-feira (28), a alteração do itinerário de 89 linhas de ônibus que passam pelo Centro – 27 municipais e 62 intermunicipais. As alterações devem entrar em vigor a partir do próximo dia 8 de novembro, um sábado.

De acordo com Alexandre Sansão, as mudanças têm como objetivo melhorar o trânsito para as linhas BRS e atender as necessidades de desafogar o trânsito no Centro: “Com as obras que estão sendo feitas e com os compromissos que assumimos com o Ministério Público, estamos evitando que linhas atravessem o Centro de um lado a outro, congestionando ainda mais as vias.”

O secretário afirma que os chamados “frescões” serão mais afetados. Mas ele acredita que em uma semana o sistema já estará ajustado e os passageiros estarão acostumados.

Com as mudanças, a Avenida Presidente Vargas será o ponto final de muitas linhas. O secretário afirma que a situação é provisória, devido às obras que acontecem no Centro. “Como a Avenida Presidente Vargas, junto à Candelária, é uma ótima localização no Centro, nós acreditamos que a maioria das pessoas estará bem atendida. A primeira semana é de adaptações. Claro que muitas pessoas vão se confundir, mas a gente vai garantir a informação com antecedência. A gente passa a ter na Presidente Vargas, enquanto a Transbrasil não chega, uma possibilidade de ponto de parada”, afirma Sansão.

Ponto final no Menezes Cortes
As linhas municipais executivas com ponto final no Terminal Menezes Cortes e na Avenida Nilo Peçanha não terão alteração no itinerário de chegada ao Centro. A saída, no entanto, deixará de ser pela Rua Primeiro de Março e passará a ser na Rua da Assembleia. As linhas do BRS Carioca seguirão pela Praça da República, por onde farão o acesso à Avenida Presidente Vargas.

Os ônibus que usam o terminal na Avenida Chile e a linha executiva 3210, com destino a Bangu, passam a terminar a viagem na pista lateral da Avenida Presidente Vargas, no sentido Praça da Bandeira, entre a Avenida Rio Branco e a Rua dos Andradas. As linhas executivas com destino à Santa Cruz e à Campo Grande permanecerão na Avenida Chile e não terão o trajeto alterado.

Já as linhas intermunicipais do Terminal Menezes Cortes não terão o trajeto de chegada ao Rio de Janeiro alterado. No entanto, passam a sair do Rio de Janeiro pela Avenida Mem de Sá.

Os veículos que seguem para Petrópolis, Teresópolis e Rio Bonito acessarão a Avenida Presidente Vargas pela Rua de Santana.

As linhas que trafegam pela Binário do Porto passam a ter o acesso à via seguindo pela Praça da República e o Túnel João Ricardo.

As linhas 1906B e 1907B, com destino a Paracambi e Japeri, terão a parada final transferida para a pista lateral da Avenida Presidente Vargas.

Na Avenida Luís de Vasconcelos, será mantido o ponto final para as linhas com destino à Duque de Caxias, com exceção da linha 2111C, que será remanejada para a Avenida Presidente Vargas. Na Avenida Augusto Severo, nada muda para os passageiros das linhas 521D e 565D. As demais linhas do local passam a ser transferidas para os pontos das ruas Acre e Camerino e para a pista lateral da Avenida Presidente Vargas.

Os ônibus que param atualmente na Avenida Rio Branco, entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Visconde de Inhaúma, terão o ponto final transferido para a mesma Visconde de Inhaúma, entre as ruas da Candelária e da Quitanda.

Ações educativas devem informar passageiros
As alterações nas linhas estavam inicialmente previstas para ter início no dia 1 de novembro, mas a Secretaria Municipal de Transporte achou melhor adiar a entrada em vigor das alterações para o dia 8 do mesmo mês, com o objetivo de divulgar melhor todas as mudanças.

A distribuição de 450 mil folhetos em pontos de ônibus e dentro de coletivos e a presença de agentes educativos em pontos estratégicos fazem parte das ações para que as alterações sejam divulgadas. “Nós adiamos as mudanças uma semana porque foi necessário para que detalhássemos as alterações, pois afetam a vida de muitas pessoas”, diz Sansão.

Veja abaixo as mudanças:

Fonte: G1