Rio 2016 deve selecionar 6,7 mil vagas temporárias em setembro

Publicado em: 7 agosto 2015 ás 15:32:38

Está previsto para começar, no ínicio de setembro, um processo seletivo para 6.700 vagas temporárias de até um ano para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A informação é da ManpowerGroupBrasil, fornecedora oficial de Serviços de Recrutamento de Temporários do evento.

Segundo o diretor-executivo Riccardo Barberis, serão abertas vagas para gerentes, coordenadores/especialistas, analistas e assistentes. A maioria dos selecionados atuará em 2016 na operação dos jogos, instalações e liderança do time de voluntários.

A empresa não adiantou, contudo, quais serão as faixas salariais ofertadas, mas garantiu que haverá oportunidades para profissionais com diferentes níveis de escolaridade, até o ensino superior.

“Nós estamos planejando fazer os primeiros passos em setembro. Começar plano em setembro, final de agosto, exatamente por ser o tempo de fazer toda parte de publicação, análise, processo seletivo e acesso online [das vagas]. Temos contratação que começa no último trimestre [de 2015] e vai até agosto [de 2016]. Estamos imaginando setembro como começo oficial”, declarou.

A ManpowerGroup Brasil será a responsável pelo recrutamento de colaboradores por prazo determinado até 2016, e também na preparação de suas carreiras após os jogos, informou a assessoria do Comitê Olímpico.

Inglês é diferencial
Para concorrer às 6.700 oportunidades que a Manpowergroup vai disponilizar, Barberis adiantou que o idioma inglês será um diferencial entre os candidatos, em especial em oportunidades que vão exigir interatividade com outras pessoas. De acordo com o CEO, o processo seletivo prevê uma checagem de conhecimento básico ou intermediário, além de outras competências para profissionais que vão interagir com o público.

“Estamos ainda alinhando por diferentes vagas, mas uma coisa [que posso ressaltar], o idioma inglês vai ser um diferencial. Estamos imaginando pessoas de todo o mundo aqui, inglês vai ser um diferencial significativo. Vamos ter vagas de gerentes e coordenadores de equipe, em funções em diferentes esportes, e vagas mais operacionais, infraestrutura, acolhimento de pessoas”, explicou o empresário, que acrescentou ainda que outros idiomas serão considerados, mas o inglês será um “elemento-chave” em determinadas funções.

Processo seletivo
O italiano, que está à frente da empresa de recrutamento que atua há 15 anos no Brasil, informou que a ManpowerGroup fará campanhas no site e em mídias sociais para atrair todos os tipos de candidatos. “Isso vai ser um diferencial no processo seletivo”.

A empresa atuou na contratação de funcionários para os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e Jogos Pan-Americanos no México, em 2011. Único parceiro de RH do evento, que é realizado pela primeira vez na América do Sul, a ManpowerGroup informou que o processo seletivo terá flexibilidade de vagas e, por isso, deve atingir profissionais de diferentes níveis escolares.

Vagas no comitê
Além das vagas que serão abertas pela Manpowergroup, há recrutamentos ocorrendo para trabalhar no Comitê Olímpico. Nesta quinta-feira (06), cerca de 100 vagas diretas para o Comitê Olímpico eram oferecidas. As contratações ocorrerão a partir de setembro, e com encerramento previsto para 22 de agosto de 2016. Dentro dessas 100, 30 são destinadas às pessoas com deficiência.

Há oportunidades para advogados, especialistas em serviços de competição esportiva, especialistas de credenciamento, especialista de cerimônias de premiação, área administrativa, tecnologia, segurança do trabalho, além de cargos de gerentes, analistas, coordenadores, em diversas áreas de atuação. O Rio 2016 não informou, contudo, o total de vagas que serão disponibilizadas até os Jogos.

Outras oportunidades no Rio
Segundo o diretor de relações institucionais com empresas da Associação Brasileira de RH do Rio de Janeiro, Carlos Vitor Strougo, as Olimpíadas vão afetar o mercado de turismo e todos os serviços ligado ao setor, como restaurantes e alojamentos. No entanto, não deve aquecer o consumo do comércio e de outros serviços, o que poderia gerar ainda mais vagas na capital fluminense.

“O que vai crescer são pessoas da ponta. Pessoas para receber, intérprete, cozinheiro, segurança, recepção, atendimento médico”, analisou. “O mercado de turismo vai se beneficiar momentaneamente disso, por outro lado, há pessoas que param de consumir [em épocas de grandes eventos]. E ninguém vem da Europa para comprar roupa, nem aparelhos eletrônicos, carros, móveis, ele [o visitante] vai comprar produtos que mantenham a sua sobrevivência”, analisou Strougo.

Voluntários
As Olimpíadas do Rio vão necessitar ainda de 70 mil voluntários somente para o Comitê Organizador dos Jogos, mostrou o levantamento da Ernest & Young. Desse total, 45 mil são para os Jogos Olímpicos e 25 mil para os Paraolímpicos. Até o dia 31 de agosto, ocorre ainda o programa de seleção do elenco para cerimônias de abertura e encerramento do evento.

O Programa de Voluntários do Rio 2016, contudo, abriu suas inscrições no dia 28 de agosto de 2014, e se encerrou no dia 15 de novembro do ano passado. As opções de atuação foram distribuídas em quase 500 funções, informou a Ernest & Young, e foram divididas em 9 grupos de atuação: atendimento ao público, apoio Operacional, protocolo e idiomas, serviços de saúde, esportes, transportes, tecnologia, imprensa e comunicação, e produção de cerimônias.

Fonte: G1