Os filisteus cometeram dois erros: o primeiro foi deixar Sansão vivo. O segundo foi que raparam a cabeça, mas deixaram a raiz.

Publicado em: 21 setembro 2016 ás 19:21:25

Afirmou o pastor Genival Bento no terceiro dia do Congresso da CIBESC durante a impactante pregação sobre Sansão

Por Monique Suriano

“Quem quer ser usada por Deus?”, indagou a pastora Ediná Teixeira no início do 3º culto de comemoração do 22º Congresso da Confederação das Irmãs Beneficentes de Santa Cruz (CIBESC) e do 16º Aniversário de inauguração do templo da Catedral das Assembleias de Deus em Santa Cruz (CADESC), na segunda-feira, dia 5. “Ele quer te usar para curar, ele quer te usar para libertar, ele quer te usar para a salvação de muitas almas. Receba a unção de Deus para a sua vida hoje!”, completou a presidente da CIBESC.

O convidado especial da noite foi o pastor e cantor Samuel Mariano. Ele assumiu a tribuna fazendo uma capela da música tema da festa “Deixa Eu Te Usar”. “Que bom ter o privilégio de poder voltar a essa casa e adorar a Deus com vocês”, afirmou Samuel Mariano antes de ministrar as músicas “Tu Me Conheces”, “Graça” e “Não Temas, Sou Eu”. Entre uma e outra canção, o cantor falou sobre santidade. “Ser santo não é ser limpo, ser santo é se limpar todo dia. As pessoas que mais aparentam ser os “extra santos” da igreja são as que mais tem falhas nos bastidores. Somos de carne, a nossa mente é uma máquina de pensamentos que não deveriam passar pela nossa mente, mas que passam. E todos os dias nós temos que mergulhar no sangue do cordeiro”, ministrou o cantor.

Quem ministrou a Palavra de Deus foi o pastor Genival Bento. Ele falou sobre Sansão e deu o tema “Deixaram a Raiz” à sua mensagem baseada em Juízes 16.21 e 22. Antes de iniciar a pregação, ele falou sobre a grande capacidade da mulher em superar as dificuldades. “Você pode reparar que onde tem uma crise, tem uma mulher lá dentro. Se precisa de avivamento; ela está lá no meio. Nas igrejas por onde eu passo, quando você chega nos círculos de oração, pode ver que 80% são mulheres. E sabe por que a mulher dá de dez a zero no homem? Simples, porque o homem, do sexo masculino, foi feito do pó da terra, mas a mulher foi feita do osso. Então ela é mais dura de roer! É por isso que vocês são bombardeadas 24h por dia; pelo potencial que Deus colocou dentro de vocês. Satanás sabe que se tirar o marido da igreja, normalmente ele vai sozinho para o mundo. Se tirar o filho da igreja, ele também vai sozinho. Mas se tirar a mulher da igreja, vai tudo mundo junto para o mundo”, disse o pastor.

“Deus é tremendo: os erros que a gente comete não alteram a Deus. A Bíblia diz que mesmo o povo sendo infiel, Deus permanece fiel. Não são os erros que nos destroem. O que pode nos destruir é a falta de esperança”, disse o pastor Genival Bento se referindo a história de Sansão. “Sansão tem um potencial muito grande, mas ele comete o primeiro incidente quando encosta no corpo do leão morto para pegar mel. Existem muitos projetos de Deus como Sansão, que estão passando a noite na internet pegando o mel que nunca deveriam pegar. O segundo incidente foi que ele ofereceu um banquete em Timina, e quem dá banquete tem que beber. E ele bebe vinho.  Sansão poderia ter procurado o sacerdote, rapado a cabeça, e recomeçado o Voto do Nazireado. Mas ele era famoso e não quis se expor. Como ele não procurou o sacerdote, Deus arrumou um jeito de rapar a cabeça dele e o entregou a Dalila”, disse.

“Ele teve a cabeça rapada, os olhos arrancados e acabou prestando serviço de jumento na cadeia. O famoso Sansão que arrancava portões de cidades agora estava fazendo o trabalho que era para um jumento fazer. É nessa hora que se pergunta: Vai tudo bem aí?”, indagou emocionado o pregador. “Mas a Bíblia diz que no momento em que Dalila rapa a cabeça dele, Deus fez crescer cabelo novo na hora. Deus estava dizendo: ‘Ele é meu projeto!’, ‘Eu não desisto dele!’. Tem projeto de Deus aqui? Eu fui chamado para pregar para projetos de Deus”, explicou Genival Bento.

“Era comum naquela época, o Deus vencedor humilhar o deus perdedor. E para os filisteus, Dagom tinha vencido a Deus com a derrota de Sansão. Então eles fizeram uma grande festa no templo de Dagom para comemorar a vitória. O lugar encheu como nunca antes. Todos queriam ver Deus ser desmoralizado. E o palhaço da hora era Sansão. Eles o algemaram e o levaram para lá. Quando Sansão chegou no templo, ele pediu ao guia que o colocasse encostado na coluna central. Sansão clamou e o Espírito Santo desceu. Ele balançou as colunas e o templo de Dagom caiu. Naquele dia Sansão fez mais proezas que em toda a sua vida. Os filisteus cometeram dois erros: o primeiro foi deixar Sansão vivo, o segundo foi que raparam a cabeça, mas deixaram a raiz. O homem pode cortar o cabelo, mas na raiz só quem mexe é Deus”, concluiu o pastor Genival.

Após a ministração da Palavra, com a igreja envolvida pela Glória de Deus, o cantor Samuel Mariano cantou as músicas “Você Não Vai Morrer!” e “Reatando Amizades”. Mais de 15 pessoas se reconciliaram com Cristo naquela noite.

Fotos: Josué Costa