IV EBOM – Escola Bíblica de Obreiros e Membros

Publicado em: 29 março 2018 ás 10:34:28

Por Monique Suriano

Ser cristão no século XXI é uma missão, no mínimo, desafiadora, mas formar bons obreiros e novos líderes, maduros espiritualmente, que sejam emocionalmente inteligentes e que governem bem a sua família é ainda mais difícil. Uma igreja avivada, fortalecida na sã doutrina e que dá muitos frutos só é possível quando o estudo das Sagradas Escrituras é tido como prioridade. É por isso que a Catedral das Assembleias de Deus em Santa Cruz (CADESC) realizou nos dias 18,19 e 20 de março, a IV Escola Bíblica de Obreiros e Membros (EBOM).

Inteligência Emocional foi o tema ministrado pelo psicóloga e pastora Sarah Mendes na primeira noite da IV EBOM. “Tratar da capacidade do autoconhecimento é necessário porque é impossível você organizar a sua casa, a sua vida, se você não está organizado por dentro. É na alma que suas emoções e vontades estão concentradas e é no seu espírito que Deus te dá as direções. São os comportamentos da nossa alma que dizem a quem pertencemos. A autoanálise nos desafia porque Jesus é o modelo perfeito de padrão que precisamos alcançar. E quando eu estou olhando para mim, eu não tenho tempo para olhar para a vida do outro. Se você é uma pessoa inteligente emocionalmente você valoriza o que Deus já te deu e não nutre sentimentos de cobiça, ódio, mágoa, rancor, inveja, e entende que Deus tem um plano exclusivo para você”, explicou a pastora Sarah Mendes.

“Em Jesus você tem todas as respostas que você precisa!” foi com palavras de ânimo que o bispo Abner Ferreira começou a ministração sobre Maturidade Cristã no segundo dia da IV EBOM. Ele leu em II Timóteo 2 e falou sobre como ser um crente que faz a diferença. “Estamos vivendo numa época em que o mundo carece de referenciais e o nosso maior desafio é tomar Jesus Cristo como referencial e imitá-lo em tudo. As pessoas precisam entender que ministério não é ser visto, ministério é serviço, é uma chamada para uma vida de sofrimento. Mas apesar do sofrimento você precisa continuar sendo um bom soldado”, afirmou ele. O bispo Abner também falou sobre o “embaraço” que o apóstolo Paulo se refere. “Embaraço é tudo aquilo que te atrapalha na caminhada. Tem gente que não está no pecado, mas está no embaraço, enrolado, com nome sujo no SPC, pedindo dinheiro a agiota. Nós somos as cartas que o mundo lê. Por onde você passa as pessoas podem dizer: ‘Ali passa um homem ou uma mulher de Deus’? O verdadeiro cidadão do céu é limpo, é transparente”, afirmou o bispo Abner.

O tema Família ficou a cargo do pastor José Maria Guimarães na noite de encerramento da IV Escola Bíblica de Obreiros e Membros (EBOM). “O problema é que a gente tem mania de querer ajudar a Deus. E quando isso acontece, a gente não analisa os problemas e nem calcula o que vai acontecer depois”, disse o pastor se referindo a Sara, quando pediu Abraão para se deitar com Agar. “Deus te trouxe aqui para te curar. Não deixe os problemas do seu passado interferirem na vida dos seus filhos e tenha cuidado com as profecias do inferno que você lança na vida dos seus filhos com palavras de fracasso. Deus me trouxe aqui para dizer que é o Senhor quem vai cuidar e prover na vida dos seus filhos. Deus abriu vaga de rainha e vai abrir a vaga de emprego que o seu filho precisa. A herança que os seus filhos não teriam direito vai existir por causa da sua fidelidade!”, profetizou o pastor José Maria.