“Evangelho, De Sua Missão, Para Sua Glória!”

Publicado em: 4 maio 2017 ás 17:07:50

Esse foi o tema do 4º Congresso de Missões na CADESC

 

Por Monique Suriano

A Catedral das Assembleias de Deus em Santa Cruz (CADESC), presidida pelo pastor José Pedro Teixeira, realizou o 4º Congresso de Missões nos dias 22 e 23 de abril. A comemoração reuniu as agências missionárias Jocum Brasil (Evangelismo Urbano), Frontiers Be The First (Povos mulçumanos), LAR (Apoio aos refugiados), MEVA (Povos indígenas) e Povos e Línguas (Engajamento geral). No térreo da igreja, uma exposição foi montada para cada agência apresentar seu trabalho aos congressistas.

No sábado, dia 22, logo após a cerimônia de abertura, com a entrada das bandeiras e a execução do Hino Nacional, o presbítero Igor Andrade, coordenador de Missões, exibiu um vídeo com o depoimento do missionário Javier, que atualmente está em campo na cidade de Quito, no Peru, com a ajuda da CADESC. “Nós trabalhamos aqui há sete anos com a obra missionária e temos um trabalho muito forte com as crianças aqui. A maioria delas não come quase nada em casa, e graças as contribuições, nós damos lanche a elas em todos os cultos que realizamos. Muito obrigado pelas contribuições, continuem acreditando em missões. Em um momento de crise, Deus nos enviou esse casal maravilho e abençoado que é o pastor José Pedro e a pastora Ediná.  Nós somos muito gratos a Deus por tudo o que vocês fizeram por nós e pela obra de Deus”, disse o pastor Javier.

Na sequência, o presbítero Igor falou sobre a história do missionário. “O pastor Javier esteve aqui em Santa Cruz algumas vezes pedindo apoio. Mesmo a nossa igreja sendo aqui em Santa Cruz e a igreja dele no Peru, nós oramos e ofertamos nesse ministério. Nossa igreja legalizou a igreja dele lá no Peru. No ano passado, a igreja sofreu uma devastação terrível pelo fenômeno El Niño e as águas inundaram a igreja e tudo foi perdido. Ele esteve aqui novamente e nós ajudamos a reconstruir tudo lá. Depois eles nos enviaram as fotos e o vídeo do primeiro culto e ficamos muitos felizes em ver a alegria dos irmãos cultuando a Deus. É por isso que eu quero convidar os irmãos a aplaudirem ao nome do Senhor pela raiz missionária que essa igreja tem”, disse o coordenador de Missões.

Foi o pastor Marcus Salles quem comandou o louvor na noite de abertura do Congresso. “Ele vive! A manjedoura está vazia, a cruz está vazia, o túmulo está vazio, mas o trono está ocupado. Ele vive!”, bradou o cantor antes de ministrar a música “Seja Adorado”. Ele também cantou as músicas “Vim Para Adorar-te” e “Eu Tenho Um Chamado”. “Você pode fazer missões de três jeitos: indo, orando ou contribuindo. Mas todos nós devemos fazer missões, todos nós temos um chamado”, afirmou o pastor Marcus Salles.

Quem ministrou a Palavra de Deus foi o pastor Alan Brizotti, da Igreja Assembleia de Deus Catedral da Família, em Goiânia. Ele leu em Habacuque 2. 1-4;14. “Habacuque está numa cena moderna. É um livro extremamente atual, que nos deixa a sensação de que foi escrito na semana passada. Habacuque é um profeta que encara as estruturas da morte, violência, banalização do mal, injustiça, as mesmas que ainda marcam presença na nossa história.  O livro de Habacuque começa com os horrores da violência, com perguntas angustiantes e com uma espécie de protesto contra o caos. É impossível entrar nesse livro e sair indiferente. É a mesma coisa que acontece com quem se envolve em missões. Missões é uma área da igreja que não dá para se envolver de modo neutro. Ou você está dentro, ou está fora. Jesus teve 12 discípulos, o único que não virou missionário virou traidor. A escolha é sua”, disse o pregador.

“A missão dá uma causa para a igreja, ela dá um sentido, um propósito. A missão descruza os nossos braços. A gente não pode esquecer que evangelho é notícia boa. Habacuque começa com um monte de notícia ruim, e se a gente quiser notícia ruim é o que mais tem hoje. Mas depois ele migra para a boa notícia. A maior de todas as notícias veio de um túmulo vazio. Já parou para pensar que Jesus foi o único Deus da história, que foi um Deus de coisas emprestadas. Ele pegou um jumentinho emprestado, barco emprestado, casa emprestada. Jesus foi a única pessoa da face da terra que pegou um túmulo emprestado e devolveu. Porque Ele está vivo. A morte não conseguiu detê-lo. A missão é Dele e a glória é para Ele”, bradou o pastor.

“Ninguém faz a missão de Deus sem ter um profundo relacionamento com o Deus da missão. Ou você ama o Deus da missão, ou não trabalha para Ele. Habacuque ensina para a gente que relacionamento com Deus não é um passeio no parque, não é uma aula no jardim; é uma viagem no deserto, é uma conversa franca na caverna sem fugas, porque a autenticidade é a base de um relacionamento com Deus. Se tem uma coisa que Deus ama é a honestidade. Deus é luz e quando Ele chega ilumina todos os cantos mais escuros do nosso ser.  É por isso que toda aproximação nossa com Deus causa vergonha na gente. Porque vai mostrar as coisas que a gente esconde da gente mesmo. Mas é aí que cura, porque lava, limpa, purifica, perdoa e sara”, explicou o pastor. “Se meu coração é de Cristo, eu sou missionário. E todo coração sem Cristo é campo missionário. Nós somos os arautos da esperança para este século, somos o povo de Deus para essa geração, somos a igreja de Deus para esse tempo, somos o remédio de Deus para essa sociedade, o sal de Deus para essa terra vazia, a luz de Deus nesse mundo em trevas!”, encerrou o pastor  Alan Brizotti.