Carioca se confunde ao explicar funções de senadores e deputados

Publicado em: 30 setembro 2014 ás 11:12:40

Às vésperas das eleições, o G1 foi até o Centro do Rio de Janeiro perguntar se o eleitor sabe a função de um deputado estadual, de um deputado federal e de um senador. O resultado não foi nada animador, já que a maior parte dos entrevistados não soube ou se confundiu ao responder o que cada cargo representa (assista ao vídeo acima).

Deputado estadual
Segundo o cientista político Guilherme Simões Reis, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o deputado estadual trabalha na Assembléia Legislativa de seu estado e seu papel é parecido com o de um deputado federal no âmbito nacional. “Ele fiscaliza o governo estadual, auxilia na produção legislativa do estado e, assim como no nível federal, eles seguem orientação do líder do partido, fazendo oposição ou apoiando o governo estadual”, afirmou.

Deputado federal
De acordo com Reis, um deputado federal é o representante de um partido e de um estado na Câmara Federal, em Brasília. “A função principal dele é dar sustentação ao governo federal ou fazer oposição às políticas que o governo pretende implementar. Ele tem uma participação, menor que o do governo federal, na produção legislativa, e um papel fundamental na fiscalização (desse mesmo governo).”

Senador
O senador é o representante das unidades da federação no Senado Federal. “Ele fiscaliza em comissões temáticas o que o governo está fazendo e também tem um papel na produção de leis. Os projetos são votados no Senado e eles tratam de várias questões. No Brasil, temos o que chamamos de bicameralismo simétrico, as duas câmaras têm papel parecido, não tem uma que é mais forte do que a outra”, explicou.

Fonte: G1