“A coisa anda tão ruim, que tem casas por aí onde o pai não reúne a família para orar nem na hora da janta”

Publicado em: 12 abril 2016 ás 13:55:13

Pastor Abner Ferreira ministra sobre o obreiro como sacerdote da família

Por Monique Suriano

Na segunda-feira, dia 28 de março, o palestrante foi o pastor Abner de Cássio Ferreira, presidente da Convenção Estadual dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus Ministério Madureira no Estado do Rio de Janeiro (CONEMAD-RJ). A primeira referência bíblica que ele leu foi Josué 24.15, que diz: “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.

Ele ministrou no capítulo da apostila que fala sobre “O obreiro como sacerdote da família”, cujo versículo chave é I Tm 3. 2,3 e 4: “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia”. O pastor Abner falou francamente sobre a conduta do obreiro cristão. “Não pode dar motivo para ser repreedido. Toda hora nós precisamos repreender obreiro porque não dizima, porque não aparece no evangelismo, não vem à Escola Bíblica Dominical, no culto da Santa Ceia. A principal maneira de você ganhar alguem para Jesus é com o seu testemunho”,  disse.

Ele ainda ensinou que a família é uma igreja. “A sua casa é uma pequena igreja, e a igreja é uma grande família. A igreja Assembleia de Deus em Santa Cruz começa na sua casa. É lá que a igreja começa […]. A Bíblia diz: marido de uma só mulher. Esse negócio de ter muito amigo nas redes sociais é perigoso irmão. Seja amigo da sua esposa, deixa de conversa fiada no Facebook, no WhatsApp; é versículo pra lá, versículo pra cá, pensamento pra lá, pensamento pra cá. Isso vai acabar em senvergonhice”, disparou.

O pastor Abner também falou sobre a importante recomendação de governar bem a própria casa.  “Governar a casa é administrar, dar direção, reger, ou seja, ser um líder na sua própria casa.  Eu quero frizar uma coisa muito importante aqui. Eu não estou dizendo que o obreiro tem que ter todos os filhos dentro da igreja. Ter todos os filhos dentro da igreja é muito bom, é uma vitória, mas às vezes isso não acontece; os filhos crescem e tomam outros rumos na vida. E isso não significa que os pais sejam omissos. Eu conheci muitos santos homens de Deus, que em determinado momento os filhos se desviaram da casa do Senhor. Nós precisamos separar isso” exclamou.

Usando como exemplo a sua própria família, o pastor Abner falou sobre o fardo pesado que carregou durante anos por ser “o filho de pastor”. “Quem disse que a família do pastor tem que ser o exemplo da igreja? Onde está escrito isso? Exemplo da igreja é Jesus Cristo. A família do pastor é imperfeita, cheia de limitações. É uma família normal, exatamente igual a minha e a sua, não é feita de anjos e pessoas perfeitas não. Há 52 anos eu sou filho de pastor e vivi com toda essa carga pesada que jogaram na família do pastor”, justificou.

O líder da Assembleia de Deus em Madureira aproveitou para falar sobre criação dos filhos. “Está faltando hoje em dia àquela  educação a moda antiga, como a que eu tive. Só bastava um olhar do pai. Lá em casa quando era 6h30 a gente era obrigado a acordar.  E a dona Irene já chegava logo com as tarefas do dia: ‘você vai limpar o quintal, você limpa o banheiro, você vai para cozinha’. Mas hoje os pais deixam os filhos à vontade. Sai a hora que quer, chega a hora que quer, dorme até a hora que quer. Umas moças aí de 16 anos que não querem saber de ajudar a mãe em casa, que não sabem fazer um arroz, não sabem fazer um feijão, não sabem passar uma roupa. Cuidado com o preguiçoso que você está alimentando”, alertou.

O pastor ainda falou que no papel de sacerdote da família, o obreiro deve ser um homem dedicado a correção. “Filho de crente não é crentinho. É você quem tem que corrigir a sua filha se ela está indo para a casa do Senhor com uma roupa inadequada. Esse negócio de Moda não está com nada. A Bíblia diz que crente tem que se vestir com modéstia, porque a maneira como você se veste determina quem você é. Se você se veste de maneira erótica, as pessoas vão pensar que você não vale nada. Corpo de crente não é terreno baldio não, corpo de crente é território santo”, ressaltou.

O pastor Abner encerrou sua participação na II EBOM falando que o obreiro deve ser um homem dedicado a oração. “A coisa anda tão ruim, que tem casas por aí onde o pai não reúne a família para orar nem na hora da janta”. Os crentes estão comendo com os olhos agarrados na televisão assistindo coisa que não presta. Não vou nem falar de culto doméstico […] Cerque a sua família de oração, cerque a sua casa de oração, cerque seus filhos de oração. Ore em todo o tempo. As melhores orações são àquelas que tem mais gemidos que palavras, se você não sabe mais o que dizer, então geme na presença do Senhor. O Espírito Santo pega esse gemido apresenta ao Deus Pai e a benção de Deus vêm sobre a sua vida”, garantiu o pastor Abner Ferreira.

Veja as imagens:
Por  Josué Costa