74º Aniversário da Orquestra Sebastião José da Silva

Publicado em: 13 maio 2016 ás 16:30:19

O evento reuniu a Orquestra de Sopros Regendo a Cidadania de Campo Grande, a Banda Sinfonia Celeste do município de Três Rios, a Orquestra Milagres da Congregação Arão e a Big Band CADESC

Por Monique Suriano

No último final de semana, a Orquestra Sebastião José da Silva, da Catedral das Assembleias de Deus em Santa Cruz (CADESC) comemorou o 74º aniversário. O evento coordenado pelo pastor Josué Avelino reuniu a Orquestra de Sopros Regendo a Cidadania de Campo Grande, a Banda Sinfonia Celeste do município de Três Rios, a Orquestra Milagres da Congregação Arão e a Big Band CADESC. “Essa Orquestra que vocês estão vendo hoje começou em forma de banda, com apenas quatro integrantes. Deus foi abençoando, e ao longo dos anos ela cresceu muito. Hoje somos aproximadamente 45 músicos. A Orquestra mesmo não tem 74 anos, mas nós fizemos questão de honrar o esforço e empenho daqueles quatro irmãos. Por isso, nós estamos comemorando hoje o início do trabalho musical aqui na igreja. E eu tenho muito orgulho em dizer que desta Orquestra Deus tem levantado muitos obreiros e pastores”, disse o pastor Josué Avelino, maestro da Orquestra.

Após os hinos congregacionais, o ministro de louvor Luis Fernando Magão cantou as músicas “Na Grandeza” e “Tudo Coopera”. Em seguida, os músicos visitantes começaram a se apresentar. Quem dirigiu o culto foi o presbítero Paulo César Nunes. E quem abriu a série de louvores instrumentais foi a Orquestra de Sopros Regendo a Cidadania de Campo Grande, com 50 músicos. Regidos pelo maestro Davi Fernandes, eles tocaram as Músicas “Jesus, Friend Of Sinners” e “Pilatus, Mountain of Dragons”. “A contribuição do músico para o reino de Deus é louvar ao Senhor com seus instrumentos. A Bíblia diz, que todo ser que respira, deve louvar ao Senhor. Isso é realmente muito forte. O Senhor nos dá muitas vitórias através dos louvores”, disse o maestro Davi Fernandes.

A Banda Sinfonia Celeste do município de Três Rios se apresentou com 40 músicos. O maestro Marcos Doffini regeu as músicas “Acclamations” e “In Times Of Triumph”. “O nosso trabalho ali em Três Rios é principalmente ensinar música aos jovens e adolescentes, através de um projeto lindo feito nas praças, nos clubes, nos colégios da nossa cidade. Eu quero dizer a você que é músico: ‘Não desanime nunca’. É um ministério árduo, mas muito gratificante”, incentivou o pastor Marcos Vale, que acompanhou a Banda.

Na sequência, a Orquestra Milagres da congregação Arão tocou as canções “Sonda-me, Usa-me”, “Alfa e Ômega” e “Imensurável”, com 30 músicos. Eles estavam acompanhados pelo pastor Geraldo Silva, dirigente da congregação Arão, que proferiu uma palavra de reflexão aos músicos, baseada em 1 Crônicas 15.14-25. “Na minha vida profissional eu aprendi a lidar com sons e a transformá-los em palavras. Alguns aqui conhecem o Código Morse. E eu aprendi a identificar os sons mesmo com alguma interferência. Eu quero te fazer uma pergunta nessa noite: Qual é o som que sai de mim e de você? É um som que glorifica a Deus? Que exalta o nome do Senhor? Qual é o som que sai do seu instrumento? Qual é o som que sai do seu pulmão? Você está tocando para quem? O som que sai de você precisa chegar até o trono de Deus, precisa ser um som ungido, transformador, que agrade a Deus”, aconselhou o pastor Geraldo Silva.

Antes do encerramento do culto, a Big Band CADESC adorou a Deus com as músicas “Te louvarei” e “Porque Ele Vive”. O grupo regido pelo diácono Joás Andrade é composto de 20 músicos. Em seguida, a aniversariante da noite, a Orquestra Sebastião José da Silva, encerrou o evento tocando extraordinariamente as músicas “Majesty” e “Forever”, regidas pelo maestro Josué Avelino.

Revisão: Alessandra Firmo
Fotos: Luis Fernando Magão