5º CONGRESSO DE MISSÕES

Publicado em: 9 maio 2018 ás 15:05:29

“Missão de Deus” foi o tema da festa que contou com o louvor de Geraldo Guimarães e a pregação do Pr. Enoque Vieira

 

Por Monique Suriano

Foi com o hino “Desejo Missionário”, que o pastor presidente, José Pedro Teixeira, abriu o 5º Congresso de Missões da Catedral das Assembleias de Deus em Santa Cruz (CADESC) com muito entusiasmo. Em seguida, um vídeo mostrou a realidade de alguns missionários em outros países que deixaram palavras de incentivo. “Aqui no Oriente Médio nós desenvolvemos vários projetos para socorrer refugiados. Nós deixamos a nossa vida no Brasil para trás, para nos dedicarmos integralmente ao trabalho de missões transculturais. Mas uma pessoa que faz parte da missão de Deus, não tem, necessariamente, que ser um missionário no campo como nós. Você pode usar os seus dons e talentos para o reino de Deus aí mesmo na sua casa, no seu trabalho, na faculdade, na vizinhança”, orientou o missionário Homero Aziz.

“Vivemos num mundo muito corrido onde somos pressionados por todos os lados, a cada vez atender às nossas necessidades e consumir mais, mais e mais. Um carro novo, uma casa nova, uma roupa nova, o centésimo par de sapatos ou o décimo terno. E nós corremos o risco de gastarmos a nossa vida para nós mesmos e não pelo propósito: Missio Dei. Pense nisso, seja encorajado pelo propósito de viver a missão de Deus”, disse o coordenador do departamento de Missões, presbítero Igor Andrade, na abertura da comemoração.

Quem ministrou o louvor no 5º Congresso de Missões foi o cantor e pastor Geraldo Guimarães. “Se eu e você fomos alcançados por essa graça, o mínimo que podemos fazer é levar uma outra pessoa ao amor que nos alcançou. Eu acho que todo crente de verdade deveria  ganhar em toda sua caminhada cristã, pelo menos, uma vida para Jesus”, afirmou o cantor depois de cantar “Maravilhosa Graça”. Ele ainda ministrou as músicas “Eu Tenho um Chamado”, “Minha Família Está de Pé”, “Deus Acima de Tudo” e “A Deus Seja a Glória”. “Compartilha a vida, o amor, o perdão, as riquezas que você tem recebido de Deus. Mas preste a atenção: a glória, a honra, o louvor é somente d’Ele!”, alertou o pastor Geraldo Guimarães.

Foi o pastor Enoque Vieira quem pregou nos dois dias do congresso. “O maior desafio imposto à igreja hoje é resgatar o discurso bíblico cristão de Deus e a sua missão. E eu penso, guardadas as suas devidas proporções, que hoje nós estamos cometendo os mesmos erros que Israel cometeu no passado. Muitos evangélicos têm em Deus uma muleta dos fracos. Alguém para ajudar em determinadas circunstâncias de adversidade da vida, e não o Senhor da existência e o comandante do universo […] Pecado não é o que eu faço, pecado é o que eu sou. Deus é amor, e tem amor, mas Deus não trata o homem como coitado. Eu estou encasquetado com essa cultura da vitimização, da malemolência. Ele é amoroso, mas é justo; Ele é misericordioso, mas também é verdadeiro”, assegurou ele.

“O ápice da missão de Deus foi a encarnação de Deus em Jesus, é isso que distingue o cristianismo. A Missio Dei é a iniciativa bondosa e misericordiosa de Deus de fazer-se presente no mundo, a fim de levar-nos outra vez ao lar de onde fomos expulsos.  A nossa alma nunca estará saciada, porque a gente sabe que esse não é mundo que Deus idealizou pra nós. A missão de Deus é exatamente resgatar e levar a criatura ao estado original que Ele sonhou. Por isso a Missio Dei depende essencialmente da natureza e da força que a igreja é no mundo, depende exclusivamente daquilo que somos como igreja”, explicou o pastor.

Enoque Vieira concluiu a mensagem falando sobre santidade. “A Missio dei depende também da nossa capacidade de vivificar a nossa consciência pela santidade de Deus. Na cultura adjacente aí, Deus virou o cara lá de cima, o amigão, o Deus que tem poder, mas sempre para nos atender. Um Deus manipulável, que na cabeça de muita gente parece morar na lâmpada de Aladim. É só esfregar certo, que a coisa acontece. O conceito de Deus está muito errado, nós precisamos alimentar a nossa mente com a verdade de Deus. O maior desafio da igreja hoje é viver na Sodoma sem sodomizar. O erro maior não é viver em Sodoma, é deixar Sodoma viver na gente.  Não ceda a atração de Sodoma”, orientou o pastor Enoque Vieira.