“Não tem preço você ver o Espírito Santo de Deus usando a sua vida para compor canções que irão mudar a vida das pessoas”

Publicado em: 21 agosto 2019 ás 17:53:44

Cantor Álvaro Tito fala sobre ministério, família e nova fase da vida

Por Monique Suriano

Quem não lembra das músicas “Não Há Barreiras” e “Pelo Sangue de Jesus”? Dono de uma voz maravilhosa e de canções que fizeram história na igreja evangélica, o cantor Álvaro Tito, aos 54 anos, concede entrevista à CADESC e fala sobre a carreira, sobre o sucesso dos filhos na música gospel como dupla Álvaro e Gabriella Tito e revela que vai se casar em breve. Confere.

CADESC: Você andou sumido, o que houve?
Álvaro Tito: Muitos não sabem, mas eu morei sete anos no Nordeste. Foi quando comecei a produzir o álbum “Levanta-te”. Mas a minha gravadora insistiu para que eu voltasse para o Rio e eu voltei em 2005. Fiquei lá de 1998 a 2005. Nesse período eu realmente não tive agenda no Rio.

CADESC: E de 2005 pra cá, como está a agenda?
Álvaro Tito: Eu saí da gravadora que eu estava, a Top Gospel. Aí eu lancei dois álbuns voz e violão. Na sequência eu lancei o CD “Vitória”, e depois fui para a Sony Music e lancei o “Reinas em Glória”, que é o mais recente. Agora em agosto eu lanço o EP “Cada Lágrima”. Estou numa correria muito grande, viajando o tempo todo.

CADESC: Pelo visto seus filhos seguiram os seus passos, como foi isso?
Álvaro Tito: Pois é, eu nunca imaginei. Eles são uma dupla, Álvaro e Gabriella Tito. Como a minha filha fala três idiomas e é muito estudiosa, eu nunca imaginei que ela fosse querer cantar. E o meu filho jogava bola, estudava arquitetura, estava prestes a fechar um contrato importante, mas largou tudo para investir na carreira musical. Quando ele veio conversar comigo, eu disse que ele estava doido (risos). Mas graças a Deus eles estão bem, estão fazendo o que gostam e estão seguindo a direção de Deus que é o mais importante.

E você, já teve alguma profissão fora a música?
Sim. Eu sou registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), que é uma área que eu pretendo investir mais para a frente. Eu não pretendo manter esse ritmo louco de viagem por muito tempo não. Já vou fazer 40 anos de carreira.

E quais foram os principais ensinamentos que a carreira de cantor lhe proporcionou?
Aprendi a engolir muito sapo (risos). Mas também aprendi que não tem preço você ver o Espírito Santo de Deus usando a sua vida para compor canções que irão mudar a vida das pessoas. Ver o Espírito Santo de Deus restaurando, curando pessoas de um câncer terminal, por exemplo.

E como vão as composições?
Eu passei alguns anos compondo muito pouco, uma música por ano só, mas ultimamente eu tenho feito muitas canções.

É verdade que esse ano você vai se casar novamente?
Sim. Eu estive casado por 18 anos, me separei há mais de 10 anos, e este ano vou me casar novamente. Os erros que eu cometi no passado servirão muito para eu não errar novamente.

E como foi passar pelo divórcio, como você superou?
Na época foi muito difícil. Quando você é casado há 18 anos com uma pessoa, e você se separa, é muito difícil porque você sente saudade da voz, do cheiro, da pele, da forma de sorrir. O divórcio te abala emocionalmente e espiritualmente. Mas esse foi o período em que eu mais recebi oportunidades para pregar e cantar. Então eu estava sempre lendo a Bíblia para preparar as mensagens, e a Palavra de Deus tem um poder curador. Deus nos deu uma graça muito grande para lidarmos com a situação e depois de um ano e pouco nós já estávamos bem, então nós formamos um pacto de amizade, de consideração, e focamos na formação das crianças que eram adolescentes na época. Graças a Deus hoje nossos filhos estão bem, estão fazendo seminário e são ministros de louvor lá na igreja do pastor Felipe Valadão.

Depois de tantos anos a voz continua maravilhosa, como você faz para conservar?
Dentro do possível eu procuro não forçá-la e também procuro dormir bem, pelo menos oito horas de sono por dia. Porque comigo funciona assim; mesmo resfriado eu canto normalmente nos graves, nos agudos. Agora se eu não dormir, a minha voz vai embora. Então eu priorizo um bom sono sempre.